maio, 2019
I
Inédita, a convocação para protestar contra o sistema que impede o governo de governar quer o quê?
O fim do debate político?
Mostrar que os milhões de votos que elegeram Bolsonaro pressionarão a oposição (leia-se Maia e o Centrão) a abrir mão do toma lá dá cá, essência do presidencialismo?
Justificar, em caso de um improvável sucesso nas ruas, fechar (com quem, se nem o Clube Militar embarca nessa?) o Congresso e o STF?
O que quer Bolsonaro ao convocar os protestos? Por que ele simplesmente não faz o que foi eleito para fazer? Por que ele não governa?
A resposta é simples, não?
Mas e a oposição, a real, onde está?
Inédito é um governo protestar contra a situação!
II
País dividido. De um lado os que acham que Lula é inocente e do outro os que pensam que Bolsonaro é estadista. Tá dura a galleta.
III
Serão cortadas:
2.331 bolsas de mestrado 335 de doutorado 58 de pós-doutorado.
Sendo assim, ocorreu uma redução total de 6.198 bolsas no ano de 2019. Esse novo bloqueio representa uma redução de de R$ 4 milhões em 2019 e, até 2020, deve representar R$ 35 milhões.
Liberal? De direita? Capitalista? Conservador?
Não! É só o Bolsonaro.
Contingenciamento? Que impacto terá 35 mil em outra área? São 6 mil a menos, 6 mil acadêmicos sem especialização.
Comemorem onagros!
IV
IV
Não entendo o desgaste ao qual o governo se submete com a questão dos cortes das Universidades. Não é inteligente. As Universidades já estão cortadas desde sempre. O percentual do Orçamento da União para a Educação é vil. O salário de um professor só serve para medir o tamanho da sua vocação.
Por mais que eu tente não encontro a lógica política do governo atual. A falta dela, por outro lado, está em toda parte. Na articulação, no relaxamento da proteção ambiental, na agressividade gratuita, baixa, do Olavo de Carvalho...
Esperei 5 meses para tentar entender esse governo. É muito pior do que se imaginava. E não, a culpa não é da imprensa, nem do PT, nem do Lula, nem mesmo do Exército.
Combater o gramscismo cultural congelando bolsa de estudo, brilhante, não?
Agora, e a oposição, onde está? I
Ah, sim mobilizada.
Pequeno Antonio, quem inventou o gramscismo não foste tu, foram as igrejas. Igualzinhas a tua.
Comentários