23 agosto 2019 Eu sou muito ignorante. Não tenho a capacidade de juntar pensamentos em um raciocínio linear, acorrentado e conclusivo. Sei que o que digo reflete uma mistura de posições filosóficas, às vezes contraditórias. É frágil, do ponto de vista acadêmico, o que muitas vezes expresso. Sempre vou aos saltos.
Mesmo assim, vamos lá. A figura do Presidente descende do Rei. E o Rei do chefe da tribo. E o chefe da tribo, bueno, da força, imagino, de matar melhor. Não vou entrar no papo de o monarca ter mais intimidade com o divino do que conosco, plebeus. Já basta o Papa.
Enfim, isto é para dizer que o sistema político presidencialista, com um líder encarnando a vontade do povo não funca. O cara vira um Lula, um.. isso aí que temos agora. Essa identificação com o cara e o que ele (só ele) "representa" é constrangedora, pensem bem.
É com pequenos grupos, na rua, no bairro, na cidade que temos que nos organizar, daqui para lá, o Estado diminuindo na medida que ascende, piramidal.
Assim, pelo menos, não teríamos esta sensação de omissão em relação a tanta coisa que está acontecendo. Nossa família real, seus asseclas, milicianos, ministros e clero. Tudo ali, como na Idade média. Em chamas.
E sem oposição.
Comentários